6 dicas de costura para iniciantes

Todos os dias eu recebo e-mail de pessoas do mundo inteiro que tem vontade de começar a costurar suas próprias roupas, eles procuram dicas de costura para iniciantes. Algumas querem apenas um hobby, uma terapia. Outras buscam uma forma de expressão, querem costurar o mundo que vive em sua cabeça e coração. Outras procuram uma profissão, são pessoas que normalmente tem um sonho e querem transformar ele em projeto nesse exato momento!

Para todas essas pessoas eu tenho 6 dicas que vão fazer toda a diferença em seus caminhos!

1- Tenha paciência

Decidi colocar essa dica em primeiro lugar porque a paciência tem que andar de mãos dadas com a costura sempre. É por isso que muitas pessoas usam essa técnica para desacelerar e como terapia.

Mas eu quero principalmente falar sobre ter paciência com os erros. É comum a gente errar bastante, e isso não é privilégio dos iniciantes. Mas vejo por aqui algumas pessoas que se irritam por não conseguir deixar uma peça perfeita de primeira. A costura, assim como outras habilidades, é uma mistura de esforço, treino e paciência. Se você unir esses três, em bem pouco tempo vai poder se orgulhar de suas peças, acabamentos e técnicas. Acredite em você!

2- Conheça e participe dos grupos de costura do Facebook

Eles são uma perdição, dá para passar muito tempo vendo e revendo dicas de pessoas reais, costureiras cheias de experiência e gente de bom coração querendo ajudar. Você pode fazer perguntas, mas o mais legal é que às vezes acaba aprendendo com perguntas dos outros, coisas que você nem sabia que queria aprender… hahaha

Vou listar alguns para você conhecer melhor:

Modelagem e costura passo a passo

Eduk Moda

Costureiras de plantão

Costurando fácil passo a passo

Corte e costura infantil

Clubinho da costura

3 –  Tenha um lugar específico para costurar

E todos os seus materiais a mão. É muito mais estimulante e produtivo costurar em um ambiente organizado e otimizado. E se você puder deixar ele lindo e aconchegante com aqueles detalhes que fazem bem aos olhos e ao coração, fica ainda melhor.

4- conheça e frequente uma loja de retalho de tecidos

Sempre dou essa dica para meus alunos. É uma delícia passear com uma peça de roupa costurada pela gente, mas se a matéria prima custar somente R$ 5,00 por exemplo, o valor dessa peça vai ser ainda maior! Pelo menos assim funcionam as coisas para mim.

Sem falar que costurar com retalhos é uma forma de cuidar um pouco mais de nossa sustentabilidade!

5- Associe-se a Escola de Costurar

Aqui você vai aprender de forma divertida e descontraída técnicas, truques e passo a passo de aulas de costura de roupas. Com o bônus de tirar suas dúvidas comigo e sugerir peças que queira aprender. Hoje já temos mais de 30 aulas exclusivas e dezenas de alunos que estão um passo a frente nessa deliciosa e lucrativa arte! E por um valor super justo de R$ 69,90 por ANO! Conheça mais clicando aqui. E seja você a próxima pessoa a tirar aquela velha ideia da gaveta e enfim realizar esse sonho.

6 – Não tenha medo de parecer ridículo 

Essa dica vale para a costura, mas vale muito mais para a vida! Quantas vezes você deixou de realizar alguma coisa por medo de parecer ridículo? Por medo de não agradar os outros? Por medo de fracassar?

Quer saber? Todo mundo sente esse sentimento. A diferença é que uns encaram e outros se escondem atrás de várias desculpas. Em que time você está?

E mais uma vez, muito obrigada meus amigos, é uma delícia aprender a costurar com vocês todos os dias!

Um grande beijo e até mais

Diana

Talvez você goste também

41 comentários

  1. grazi disse

    Adoro costurar com retalhos …rsrsrsr

    1. admin disse

      Economia é tudo!!! haha

    2. Maria Eduarda disse

      Tbm

  2. Vanessa disse

    Oi… preciso de dicas pra comprar uma maquina de costurar… uma que tenha todas as funçoes do mundo kkkkkk quais maquinas vcs indicam. Obrigada desde ja….

  3. djanira disse

    tudo lindo amei passear por aqui

  4. Aricelis Andrade disse

    Olá Diana!
    Tudo bem.

    Estou adorando a maneira que você ensina a costurar, como fica simples o manuseio da costura. até o momento, não costurei nada, porque ainda não tenho a máquina de costura, mas já retirei vários moldes vou montá los, depois vou cortá los em TNT e alinhavar e treinar até o dia que comprar a máquina. Gostaria muito de moldes de saia longa, aquelas simples, tem algumas que a cintura é até de elástico, vestidos batas na altura do joelho , não sei se é assim que se chama esse tipo de vestido. Porque sou um puco gordinha, meu número é 46 e tem alguma roupas que é até 48. Grata pela atenção.
    Aricelis,
    Beijos.

  5. renata disse

    Olá, boa tarde!
    Não entendo nada de costura.. estou iniciando agora!
    Qual a maquina boa e barata para iniciantes?

  6. camilla disse

    Ola. adorei sua matéria. Sempre tive vontade de aprender a costurar nunca soube por onde começar ate pq sou totalmente leiga no assunto , tomando coragem pra dar o primeiro passo e começar essa nova aventura rsrs. Obrigado pelas dicas.

    1. Diana Demarchi disse

      Que bom que gostou. O primeiro passo é o que precisa pra dar início! Vai firme que eu estou aqui pra judar se precisar!

      1. Jucilene Dantas disse

        Ola …me descobri fascinada por costura ,sou iniciante mas vi que levo jeito …adoro aprender mais e mais …enriquece o conhecimento ler e acompanhar dicas de costuras,adoro retalhos.

  7. Ana disse

    Bom dia.. Tenho 51 anos e me interessei por costura agora. Não tenho medo de errar, e sou persistente.. Me matriculei em um curso presencial sem ao menos saber ligar uma máquina de costura.. Faço o curso mas acho muito limitado, mas adorei a Overloque e acabei comprando uma chinesinha, mas em casa minha mãe já tinha uma Singer fashion sem uso.. Para treinar a costura, mas fiz porta lingerie, mas saquinhos de tecido para sapato, porta cadernos (ficaram lindos), um vestido de chita com lastex e uma blusa bem larga(rsrs) oi de viscose… A minha dificuldade é em trabalhar com moldes, mas modelare medidas.. Gostaria de dicas para roupas sem molde e dicas para entender melhor os moldes e saber modelar.. Parabéns pelo seu trabalho

  8. ellen disse

    olá, como faço para começar do 0 literalmente rs ?

  9. elma virginia disse

    Nossa muito bom encontrar pessoas dispostas a ajudar .entrei em um curso de corte e costura e estou amando so chando dificil a modelagem mas estou disposta a aprender.

    Bjs

  10. Catarine disse

    Olá boa tarde!
    Comecei a costurar agora, e gostaria de tirar uma dúvida, comprei a máquina Genius da Elgin, mas toda vez que vou costurar a linha inferior embola toda e faz a máquina travar, ou até mesmo faz a linha superior quebrar, fazendo gastar um monte de linha, gostaria de saber pq isso acontece, obrigada

  11. Jéssica disse

    Olá viajantes da costura!
    Meu nome é Jessica, tenho 23 anos sou de Belém do Pará, e me formei recentemente em moda . Agora quero navegar pelo mundo da costura, mas estou cheia de duvidas… NÃO SEI por onde começar.
    Ganhei de minha mãe uma máquina industrial reta e de minha tia uma overloque semi-industrial. Já sei costurar um pouco e quero produzir peças para vender para as lojas proximas á minha casa.
    …. mas tenho dúvidas sobre o custo e benefício.
    Alguém com experiência, pode me dar algumas dicas de quais peças, tecidos e tipos de roupas é mais indicada

  12. Magda disse

    Parabéns pelas dicas. Sempre tive vontade de aprender. Minha mãe era uma excelente costureira e minha irmã herdou a profissão dela. Tenho 60 anos com a cabeça de 20. Graças a Deus penso e hajo assim. Nunca é tarde demais quando sé quer aprender.
    O que me falta é paciência. Kkkk, mas vou tentar. Bjussss

  13. Roberta Brito disse

    Há algum tempo fiz um curso de corte e costura, mais com a vida muito corrida, nunca coloquei em prática.
    Agora reorganizando o tempo e a vida resolvi, comprei uma máquina e quero fazer algumas peças. Suas dicas são ótimas.

  14. Rita Godoi disse

    Obrigada! Pelas dicas … Amei…. Boa Semana….🙏🙌😁

  15. girlene disse

    Estou pensando seriamente em comprar uma máquina de costura, por prazer, por hobby, pois gosto de aprender as coisas. Alguma dica de qual comprar?

  16. Leiah disse

    Quero reformar o terno do meu marido sera que VC tem alguma dica???

  17. Rita Erlanne disse

    Olá, gostaria de saber se vc da aula de costura, pra aprender a fazer jogos de cama , de cozinha. Tenho interesse. Bjs

  18. Laudiceia disse

    Oi, vi seu site hj e gostei muito da suas dicas, mas hj não consigo pagar 69 reais. Como posso fazer pra saber mais sobre costura

  19. Flávia disse

    Muito boas suas dicas. Obrigada!

  20. Márcia Elias Madeira disse

    Obrigada pelas dicas. Minha mãe sempre costurou mas eu nunca me preocupei tanto mas aprendi algumas coisas só ñ sei modelar e fazer roupa perfeita. Apesar da idade irei aprender consigo pois tenho duas máquinas em casa que nada fazem
    Obrigada pela oportunidade de aprender.

  21. José Canoa disse

    Olá bom dia, gostei da matéria estou querendo costurar napa e cabedal. E gostaria de aprender muito mais.

  22. Berenice Borges disse

    Olá Diana, obrigada pelas dicas.
    sempre tive um sonho de fazer as roupas das minhas 3 filhas, não fiz,não aprendi
    agora estou muito mais tranquila e querendo fazer aulas de costura.
    Adoro e estou me realizando.

    Beijo

  23. Marinalva disse

    Sempre tive vontade de aprender a costurar, agora comprei uma máquina simples e estou lendo bastante pra que posso aprender dicas sobre corte e costura e com essa matéria meus ânimos e coragem foram revigorados. ..muito obrigada pelas dicas…

  24. Regiane disse

    Adorei , eu aprendi a costurar desde os 9 anos , minha mãe é costureira , pretendo fazer um curso pra me aperfeiçoar mais

  25. jo-0208@yahoo.com.br disse

    Adorei essa aula amo costura mas quando da errado fico não.

  26. Vanessa disse

    Amando suas dicas!
    Eu comprei uma máquina, mas não sei por onde começar.
    Qria saber fazer um pouco de tudo. Consertos, artesanatos e até mesmo a montar minha peça por inteiro.

  27. Diana Campina Pires disse

    Nossa! Você deu dicas preciosas. Tenho uma enorme vontade de costurar minhas próprias peças, mas acho uma tarefa tão difícil, mas lendo as suas dicas me senti motivada a tentar. Obrigada!

  28. Dilma disse

    Hj acordei com um desejo de comprar uma máquina pequena, pra costurar unas coisinhas simples do dia-a-dia,e fazer uns mimos pra minha cozinha. Mas n sei nd de costura,mas MSM assim acho q vou conprat

  29. Adriana silva disse

    Obrigada,adorei suas palavras,me encentivou mas ainda,tenho MT vontade de aprender a costurar as minhas próprias peças,mas o meu primeiro passo é comprar uma máquina,que ainda tenho dúvidas e meio que perdida em qual comprar.

  30. Deise disse

    Minha querida sogra está me ensinando a costurar, tem a maior paciência, já que eu nem sei pregar um botão, este post me ajudou a não desistir já que a 1° peça que eu fiz não ficou boa!

  31. Rosangela disse

    Estou mega ansiosa para começar! 🙂

  32. Carla Finamor disse

    Eu me interessei por esse universo pelo simples fato de ser plus size, e quase não encontrar roupas para comprar. É frustrante! Quero muito costurar pra mim peças lindas e na medida certa!

  33. Célia Maria Porto disse

    Adorei as dicas.

  34. Cleo Rocha disse

    Fiz curso de corte e costura quandobtunha 13 anos.. Na minha época era comum as meninas fazerem corte e costura, bordado, datilogtafia, artes culinária e por aí vai. Não segui adiante por.muitas coisas que viraram prioridade. Hj, bem próximo a minha aposentadoria, senti uma vontade enorme de resgatar isso em mim. Engraçado qd de repente me vi passando a fita métrica pelo pescoço tal qual quando menina. Estou encantada e louca para recomeçar. Preciso agora buscar novas tecnicas, aperfeifoamento e reaprendizado. Mas estou infinitamente feliz com meu novo projeto. Vou associar-me.

  35. Tathiana disse

    Não prego nem botão e não sei com que máquina começar. Queri uma de overlock, pois dá mais possibilidade, mas não sei mexer. Qual o conselho?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.