Casinha de botão manual – passo a passo

Olá meus amigos,

Desde que eu ensinei a fazer uma saia transpassada com passador em forma de casinha de botão, tenho recebido mensagens e dúvidas em relação a esse processo. Tem vezes que simplesmente o caseador automático da máquina de costura não funciona direito, e tem máquinas de costura que não tem o caseador automático. Por isso fiz um tutorial em fotos de como fazer uma casinha de botão manual. Isso com certeza vai clarear seu dia e vai fazer você entender melhor esse processo.

Sugiro que você treine um pouco o passo a passo antes de ir diretamente para a peça. No início é normal que o caseado fique torto e não funcione direito. A prova disso, vocês irão ver, é que o meu caseado ficou torto, fruto de um processo que eu não costumo fazer, por tanto não domino.

Para começar separe um pedaço de tecido para fazer seu treino e desenvolver essa habilidade:

Casa de botão

Depois é só você fazer uma marcação com caneta ou lápis em cima e embaixo do botão. Isso vai te mostrar exatamente onde começar e onde terminar a sua casinha. Quanto a marcação, não se preocupe, ela será sobreposta pela costura e não vai aparecer:

casear

Depois faça uma marcação reta entre o ponto de cima e o de baixo. Você terá uma espécie de I:

caseador manual

Agora é hora de ir para a máquina de costura. Comece usando o ponto zigzag bem largo e faça alguns pontos fixos em cima do primeiro risco, fazendo a parte de cima da casinha e escondendo a marca reta inicial.

O próximo passo será diminuir bem o zigzag e descer a costura paralela ao risco do meio. Esse processo pode ser feito mais de uma vez, para deixar essa lateral da casinha bem reforçada.

Chegando em baixo volte o zigzag para um ponto mais largo e faça a parte de baixo.

Depois volte com um zigzag bem estreito fazendo a lateral do risco central novamente. Repito, se precisar faça essa lateral mais de uma vez, para reforçar essa costura:

casinha de botão

O resultado deverá ser esse (só um pouco mais reto… hehe o treino fará isso):

como fazer casinha de botão

O último passo é usar o descosturador ou uma tesoura, para abrir o meio da casinha. Faça com bastante cuidado, para ter uma casinha bem bonita e delicada:

casinha de botão passo a passocasinha de botão manual

E prontinho! A casinha de botão manual já está pronta. Garanto que assim o processo vai clarear para você, e de agora em diante botão não vai mais ser um inimigo.

E se você é novo por aqui, aproveite para conhecer meu curso de costura online.

Um grande beijo e até mais

Diana

Talvez você goste também

1 comentário

  1. tania disse

    Que legal!!Ajudou mesmo pode ter certeza,obrigada por compartilhar.bjus arteiros