Você sabe por que nos tutoriais de saia no estilo godê sempre é indicado deixar a peça pendurada durante algumas horas ou dias? Garanto que você já leu ou ouviu em alguns tutoriais essa orientação, mas você sabe a real importância de adotar essa prática em sua casa ou ateliê?
Eu confesso que antes de aprender mais profundamente sobre tecidos e suas formas de comportamento eu pulava essa etapa sem nenhum peso de consciência. Mas como a gente sabe que o capricho nos detalhes, a atenção ao acabamento e principalmente o conhecimento do processo valorizam muito o resultado final da peça, vale a pena dar uma atenção especial e ter esse cuidado antes de terminar a saia.
A saia godê é cortada na diagonal do tecido, e cortando o tecido dessa forma obtemos um caimento mais “maleável” ou mais “elástico”, e é esse corte que dá todo o movimento conhecido desse tipo de saia. Depois que a gente costura a saia e ela fica na posição final, essa tendência “elástica” do tecido faz ele “lacear” e embicar, como normalmente é chamado esse processo.
Para evitar o desconforto de fazer a barra e depois ver partes do vestido tortas, a gente deixa a saia pendurada por algumas horas, ou até dias, para que as tramas assentem e cedam o quanto for necessário. E aí sim, corta novamente a barra compensando os bicos que possam se formar.
Todos os tecidos vão ceder? Nem sempre! Depende do peso, da elasticidade, da tração que o tecido sofria no rolo, entre outras coisas. Mas adotar esse método como rotina nesse tipo de saia pode economizar tempo e dor de cabeça.
Pensei em rescrever isso para vocês pois quando fiz a saia mídi do último post, uma aluna me questionou o motivo de adotar tal prática. E se ficou alguma dúvida em relação a esse processo, pode deixar nos comentários que vai ser um prazer responder!
Um grande beijo meus amigos e muito obrigada por todo carinho!
Ola querida. Onde vc da aula?
Meu sonho é aprender a costurar.
obrigada
Olá, as aulas são todas virtuais! Muita gente aprende por esse método, você aprende bem por vídeos?
oi Diana.
Devo ter um retardo mental , pois desde bem nova que tento costurar, minhas tias costuravam na minha frente e eu não aprendi. Você acredita que agora com as aulas virtuais e já com 5.0, estou costurando? Saias. pequenos consertos, colocando mangas em meus vestidos e vou fazer vestidos para minha neta Eloísa(Lôlô) de 1 aninho. Você tem me dado otimas aulas, obrigada. Máisa
Rsrs, não é retardo mental não querida! É porque voce não estava realmente interessada, creio eu, porque tive uma avó canhota, como eu, que tentou me ensinar, mas não entrava na minha cabeça aqueles pontos! E eu lá queria aprender??? Eu queria é brincar!!! Não sei até hoje crochet, pq nunca me interessei. Aprendi a costurar praticamente sozinha, tentando, errando e tentando até acertar! Quando há interesse real, há esforço de vontade!
Olá Diana, tudo bem? Sou nova aqui no seu blog, estou adorando.
Fiz um vestido com saia godê, só que ela é de um tecido mais leve e pouco acima do joelho, de forma que qualquer vento causa um estrago. O vestido ficou lindo, mas não tenho coragem de usar. Você tem alguma sugestão de como resolver isso? Já ouvi falar que antigamente usavam algum tipo de peso na barra, mas não achei nenhuma referência na internet, você sabe alguma coisa disso? Obrigada!
Gostaria de aprender a modelar
Eu fiz a saia gode porém na hora que passei a barra ficou muito armada e bicuda
Bainha de saia transpassada. ..como se faz?
Na frente?
Obrigada pela dica – deixar pendurada!!!!Vou fazer!!
Boa tarde! E se a saia estiver larga na cintura? É possível ajustar?
Ah ! Não sabia essa dica fiz uma saia cortei tudo certinho, depois de pronta lavada e pronta para vestir !
Tcharammmm ficou torta ! Kkkk eu já ia desistir de ser costureira kkk até descobrir isso é vc me explicar Tim Tim por Tim Tim . Bj sou Ana, da Bahia
Olá! Quanto tempo devo deixar descansar uma saia de cetim?
Aguardo, obrigada!