Adaptando molde de revista

Quando uma resvista ou mesmo moldes prontos da internet são confeccionados eles levam em consideração numerações padrão, que claro, são pesquisadas a partir do biotipo das pessoas da região, mas que na real nem sempre representam nosso corpo com todas as suas características e histórias únicas.

E como você faz quando pega moldes que não se adaptam bem a sua realidade ou a realidade dos seus clientes? Com o passar da experiência e da segurança você iria responder essa pergunta de forma rápida e precisa. Mas para você que está ainda no começo de sua jornada e adora pequenas dicas rápidas e certeiras, vamos conversar sobre esse assunto!

O seu biotipo pode se encaixar no tamanho 42, mas naquele molde o busto não fecha com a sua numeração. Por exemplo, um busto médio em uma tabela padrão tamanho 42 mede 90 cm. Mas você tem o busto mais avantajado e mede em sua circunferência o tamanho de 94 cm. Como faz para ajustar o molde e passar a medida certa para o corte no tecido?

Veja bem, normalmente os moldes são dividos em duas partes, a da frente e a traseira. E mais uma vez divididos ao meio, normalmente temos em mãos metade da parte da frente e metade da parte de trás. Então se eu quero aumentar 4 cm no total da circunferência do busto no meu molde, devo aumentar somente 1 cm, em um dos lados, de cada parte.

Está complicado, né? Mas vem comigo que a gente vai entender melhor:

dica de modelagem

E isso vale para busto, cintura, quadril, largura do braço, perna… o que for!

E se por acaso a explicação não tenha ficado clara, basta você saber que as vezes a gente precisa ajustar um pouco o molde para cair como uma “luva” em nossa realidade. Diminui um pouco de um lado, aumenta um pouco de outro para que as coisas se ajustem perfeitamente. Claro, que sempre sem mudar coisas complexas de lugar, como pregas por exemplo.

Permita-se conhecer mais e mais suas curvas e suas possibilidades. Sem dúvida isso fará bem para suas costuras e sua confiança perante a máquina.

E já sabe, qualquer dúvida pesse por aqui para a gente conversar!

Beijos