Moda sustentável: o que é e 4 formas de transformar suas roupas usadas

Você já parou para pensar que o fato de transformar suas próprias roupas pode te ajudar a praticar uma moda sustentável?

Uma blusa antiga, por exemplo, pode se transformar em um vestido, uma nova leitura daquela roupa usada passa a se tornar nova! E o melhor, você mesma pode fazer isso, com métodos super fáceis.

Cada vez mais a transformação ou recycling de roupas usadas em novas vêm se tornando parte de um consumo consciente e trazendo para o mercado da moda outras perspectivas.

Para te ajudar a trazer essa prática para dentro do seu atelier ou seu guarda roupa, separamos 5 maneiras de transformar sua roupa usada em nova e praticar de forma simples a moda sustentável dentro de casa. Confira a seguir no texto!

Mas, o que é moda sustentável?

Se você já pegou alguma roupa usada e transformou, ou reutilizou o material já usado para criar novas peças, pode-se dizer que você praticou a moda sustentável nessas duas ações bem simples.

Isso porque a moda sustentável ou eco fashion, são maneiras de reduzir ao máximo o impacto ambiental da produção de roupas.

Devido ao avanço dos meios de produção e ao avanço do capitalismo na esfera mundial, a indústria têxtil sentiu seus efeitos e a moda acabou por incorporar o fast fashion, que é a larga produção de coleções obsoletas, que acabam sendo descartadas pela sociedade em alta velocidade.

Por isso, o conceito de moda sustentável está, não apenas em transformar roupas, mas também buscar alternativas para minimizar impactos ambientais também na matéria prima do produto.

Ou seja, buscar tecidos feitos com recursos mais naturais sem produtos químicos, como o algodão orgânico, também o fato de consumir de pequenos produtores, reduzir ao máximo o lixo, dentre outras opções que podem auxiliar na moda consciente e sustentável.

Agora que você já tem ideia do que é moda sustentável, separamos um vídeo com 4 ideias de upcycle ou transformar roupas usadas em novas peças charmosas e super úteis. Confira abaixo!

4 ideias para transformar roupas usadas em novas

É bem possível que você já tenha presenciado dentro de casa o upcycle, afinal, antigamente era bem comum nossas roupas serem transformadas pelas mãos das nossas avós.

Pois bem, hoje em dia essa prática faz parte de um dos passos para aplicar uma moda sustentável. O upcycle é nada mais que dar uma nova roupagem para um objeto antigo. No caso da costura, o fato de transformar roupas usadas em novas.

E para te dar novas ideias de como você pode aplicar isso no seu atelier de costura ou nas roupas da sua família, separamos este vídeo com 4 maneiras práticas e rápidas de iniciar a moda sustentável hoje mesmo. Confira o vídeo completo e anote essas dicas!

Fique de olho no setor de moda sustentável

Cada dia mais as pessoas estão buscando alternativas sustentáveis para seu dia a dia e o consumo consciente de matérias primas de produtos é uma delas.

Então, talvez seja uma ótima oportunidade para você se destacar no mundo da costura, trazendo tecidos sustentáveis, incentivando o consumo consciente de matérias primas, estimulando a redução de lixo aproveitando as matérias primas para novas peças, dentre outras opções.

E para você quer mesmo investir na sua carreira de costureira, aprimorar mais seu método de costurar e alavancar seu negócio, temos uma super dica!

Conheça nosso curso Costureira de Mão Cheia, um programa de formação completo, com níveis iniciante, intermediário e avançado, para você conseguir se desenvolver em apenas 3 meses. Clique aqui e conheça mais sobre o programa.